cursos



mestrado profissional

O Mestrado Profissional em Arquitetura Paisagística tem por objetivo a formação em alto nível de profissionais qualificados a conceber, coordenar e executar projetos de intervenção na paisagem em suas diferentes escalas, considerando valores humanos e sistemas naturais. Busca identificar e promover inovações teórico-metodológicas e seus rebatimentos na prática projetual em Arquitetura Paisagística, com ênfase na ampliação da habilidade de resolução de problemas oriundos da prática profissional. A atuação do Mestrado Profissional em Arquitetura Paisagística visa portanto o aprofundamento da formação profissional, transferindo reflexões teóricas e analíticas para o campo expandido da prática e da produção da arquitetura paisagística contemporânea. O Curso de Mestrado Profissional em Arquitetura Paisagística nasce da necessidade de uma formação profissional com abordagem projetual sobre a prática da Arquitetura Paisagística, diretamente aplicada a problemáticas que envolvem os setores públicos, privados e terceiro setor, e estão voltadas para ações de caráter coletivo. Pretende-se estimular a atuação conjunta entre diferentes atores (profissionais, instituições públicas, privadas e sociedade civil) na realização de intervenções paisagísticas aliada à conscientização e a otimização das intervenções sobre os recursos da paisagem em sentido amplo, sejam eles, econômicos, urbanos, biofísicos, visuais ou sócio-culturais. O programa é destinado a profissionais liberais, profissionais incorporados a empresas privadas, a órgãos públicos e a organizações não-governamentais, graduados em curso de nível superior, do país ou do exterior, com potencial para estudos acadêmicos e com experiência profissional voltada para o projeto da paisagem.

Coordenação

Cristóvão Fernandes Duarte (coordenador) Lucia Maria Sá Antunes Costa  (vice-coordenadora)

Área temática

O Curso de Mestrado Profissional em Arquitetura Paisagística elege como objeto de estudo a paisagem nas escalas urbana e territorial, com ênfase nos processos de construção e transformação de seus espaços livres. Enfatiza a análise e metodologias de projeto de intervenção na paisagem sob uma perspectiva interdisciplinar, a partir da interação dinâmica entre pessoas, lugares e natureza.

Área de concentração, linhas e projetos de pesquisa

O Curso de Mestrado Profissional em Arquitetura Paisagística se organiza a partir de uma área de concentração, Projeto Paisagístico e Sustentabilidade, e duas linhas de pesquisa, quais sejam: Sustentabilidade cultural e ambiental da paisagem e Morfologia, estruturas e ordenação da paisagem. A área de concentração Projeto Paisagístico e Sustentabilidade traz a principal identidade do Curso em relação ao campo da Arquitetura Paisagística: a ênfase nas possibilidades do projeto paisagístico como um dos instrumentos de construção de uma paisagem que possa contribuir para a sustentabilidade do ambiente humano. A linha de pesquisa Sustentabilidade cultural e ambiental da paisagem investiga questões relativas à sustentabilidade principalmente através das interrelações entre processos culturais e ambientais e suas repercussões na paisagem. A linha de pesquisa Morfologia, ordenação e gestão da paisagem aborda questões relativas à morfologia e estruturas da paisagem, especialmente questões relacionadas à ordenação e gestão.

Trabalho de conclusão do curso

De acordo com a especificidade da formação stritu-sensu no nível de Mestrado Profissional, o trabalho de conclusão do curso consistirá na elaboração de uma dissertação-projeto, cujo tema deverá estar relacionado preferencialmente às questões vinculadas à própria organização onde o mestrando atua, ou ainda ser representativo dos trabalhos que o mestrando passará a desenvolver após o término do curso. Trata-se de um trabalho individual que permite aprofundar uma temática especialmente significativa campo da arquitetura paisagística. A dissertação-projeto deverá apresentar a construção de um problema de projeto em arquitetura paisagística, a discussão de uma estrutura teórico-metodológica capaz de enfrentar o problema proposto, e as soluções projetuais propostas.

Título que o curso outorga

O Mestrado Profissional em Arquitetura Paisagística outorga o título de Mestre em Arquitetura Paisagística, cuja obtenção estará vinculada ao cumprimento de 24 créditos e o desenvolvimento e defesa pública de uma dissertação-projeto.

 

Calendário Acadêmico

Estrutura Curricular

Ingresso no Programa

Disciplinas de Mestrado Profissional +