programa



infraestrutura

ESPAÇO FÍSICO

O PROURB ocupa 450 m2 no 5º andar da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRJ (projeto premiado do arquiteto Jorge Moreira), no Campus Fundão, Cidade Universitária. Além da FAU, este prédio abriga também a Reitoria da UFRJ, a Escola de Belas Artes (EBA) e o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional (IPPUR). A proximidade física com estes setores constitui um fator facilitador de trocas e consequente enriquecimento acadêmico.

Sua organização interna compreende: a) coordenação; b) secretaria; c) salas individuais ou duplas para todos os docentes; d) duas salas de aula com equipamento de projeção multimídia e com lousas interativas (e-board); destas duas salas, uma é a sala de atelier com pranchetas, armários, 3 computadores IMacs e um equipamento de vídeo conferência;  e) 2 salas de reuniões; 4 amplos ambientes integrados de pesquisa; f) ambiente de estudo equipado com computadores para alunos de mestrado e doutorado; g) Laboratório de Informática h) Central de Processamento de Dados;  i) SIDU (Serviço de Informação e Documentação em Urbanismo); j) Copa; l) Almoxarifado e Depósito.

Estes ambientes (à exceção dos 4 últimos) possuem instalação de redes integradas de computação e comunicação – rede física e sem fio de internet, telefonia, e intranet, e estão conectados com a rede de telefonia da UFRJ.  Todos os ambientes são climatizados.

Em 2010 inicia-se a expansão do espaço físico e a modernização da infraestrutura, através de recursos obtidos em diferentes editais da FAPERJ e da UFRJ/CAPES, (Edital FAPERJ Apoio à Infraestrutura dos Grupos de Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro; Edital FAPERJ Pensa Rio; Edital FAPERJ Apoio às Instituições de Ensino e Pesquisa Sediadas no Estado do Rio de Janeiro; Editais 27/2010  e 25/2011 — Pró-Equipamentos Institucional da CAPES — Projeto de Modernização e Ampliação da Infraestrutura dos Grupos e Laboratórios de Pesquisa da UFRJ).

Na primeira fase está sendo implantado uma sala multimídia para 60 lugares dotada de modernos equipamentos audiovisuais (videoconferência com 5 pontos simultâneos, lousa interativa digital e projetor multimídia, cabine de tradução simultânea e de audiovisual e rede interligada de internet sem fio).

Em 2010, com o apoio da Direção da FAU, o programa obteve uma área contígua para a expansão das salas de pesquisa, cuja implantação está prevista para iniciar-se em 2013.  Os novos espaços físicos representarão um ganho de cerca de 150 m2 de área total.

Além destes espaços próprios, o PROURB beneficia-se de áreas e de equipamentos comuns da FAU, dos quais destacamos a Biblioteca, três auditórios com capacidade de 200 a 400 lugares, equipamentos audiovisuais, laboratório de maquetes e impressora 3D.

APOIO ADMINISTRATIVO

O apoio administrativo do PROURB é constituído de quatro funcionários do quadro permanente da UFRJ (Ana Palhares, Keila Maria de Araújo Silva, Margareth Wanderley da Silva Agostinho e Marcia Conceição Alves Belo). Conta também com um funcionário que dá suporte em tempo integral à informática e à rede PROURB.

RECURSOS DE INFORMÁTICA E COMUNICAÇÃO

O PROURB vem aprimorando a infraestrutura de informática e de redes, substituindo ou adquirindo novos computadores e equipamentos, através dos recursos que são obtidos por meio de convênios e dos órgãos de fomento à pesquisa.

O Programa com uma sofisticada infraestrutura de informática, dispondo de ampla gama de computadores conectados em rede ao servidor rede local (Windows 2003), que por sua vez, está conectado por cabo à rede da UFRJ, o que permite acesso permanente à internet (física e sem fio). A rede intranet no PROURB está conectada ao sistema intranet da UFRJ.

Há um total de cento e doze pontos de rede física, além da capacidade para 40 máquinas simultaneamente conectadas em rede wireless, cobrindo integralmente todos os setores do Programa (salas de professores, ambientes de pesquisa, laboratórios, sala de alunos e secretaria).

O PROURB vem investindo fortemente nos últimos anos em alta tecnologia de comunicação de dados e imagem que possa apoiar as atividades de ensino, pesquisa e intercâmbio. O Programa tem como meta a comunicação em tempo real com as diversas instituições de ensino e pesquisa com as quais mantém intercâmbio, de forma a proporcionar aos alunos e pesquisadores uma interação ágil e rápida. Esses investimentos em alta tecnologia de telemática proporcionarão ao Programa incrementar suas metas de internacionalização e solidariedade, pelo potencial que possuem de interação em tempo real e rápida transmissão de dados.

Possui duas potentes ferramentas de comunicação visual: um moderno equipamento de videoconferência e duas lousas interativas (e-board). O novo equipamento de videoconferência do PROURB, um Sony PCS-50, possibilita aulas, conferências e palestras de longa distância, como se todos os participantes estivessem na mesma sala. Suporta videoconferências com múltiplos pontos simultaneamente, com até seis (6) locais e um máximo de 10 locais quando duas unidades PCS-G50 estão em cascata. Este equipamento incorpora funções como compartilhamento de dados, funções de suporte QoS, função de criptografia e suporte de quadro branco digital. Os dados originados em sala de aula podem ser compartilhados com os participantes da videoconferência, tornando a comunicação ainda mais efetiva. Além disso, informações desenhadas em um quadro branco digital também podem ser visualizadas em tempo real por todos os participantes da videoconferência ou capturadas e armazenadas para consultas futuras.

As lousas interativas adquiridas pelo PROURB (Promethean ActivBoard) possibilitam aulas mais criativas e colaborativas. A lousa interativa é um quadro negro eletrônico operado com duas canetas eletrônicas que podem trabalhar simultaneamente com a função de caneta ou mouse. Esse equipamento digital trabalha em conjunto ou substitui a lousa tradicional possibilitando novos recursos para o ensino. Permite a interação simultânea de dois usuários e possibilita acessibilidade instantânea a múltiplos recursos, imagens e fundos. Uma delas já está instalada e sendo muito utilizada nas diversas disciplinas do PROURB, principalmente nos Ateliês do Mestrado Acadêmico e do Mestrado Profissional.

Esses equipamentos adicionam maior capacidade à existente rede de informática do PROURB. A nossa rede está equipada com equipamento de alta tecnologia que nos possibilita transmitir via internet aulas e conferências online, e conectar computadores via rede sem fio em todo o espaço do PROURB.

A estrutura física suporta até 96 equipamentos interligados e gerenciados por uma plataforma Windows 2003 Server gerenciando 53 workstations e o servidor de segurança disponibiliza internet física e sem fio e impressoras em rede atendendo todas as máquinas do PPG.

Os computadores são conectados em rede por meio de 5 switches gerenciáveis de 24 portas e 5 pontos de acesso para a cobertura da rede sem fio, centralizados em um roteador que gerencia todas as conexões da rede, que por sua vez está conectado por cabo à rede da UFRJ.

Há um total de 115 pontos de rede física, além da capacidade para mais 80 dispositivos simultaneamente conectados em rede sem fio.

Os computadores estão equipados com aplicativos atualizados e que atendem às necessidades dos grupos de pesquisa e dos alunos.



Publicado em 12/02/2013