programa



apresentação

O Programa de Pós-Graduação em Urbanismo (PROURB) da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (FAU-UFRJ) foi criado em 1993 e oferece regularmente os cursos de Mestrado Acadêmico e Doutorado em Urbanismo e o curso de Mestrado Profissional em Arquitetura Paisagística. Possui uma turma especial de Doutorado Interinstitucional com a Universidade Estadual do Maranhão (DINTER-UEMA) finalizado em 2011 e uma turma especial de DINTER com a Universidade Federal de Mato Grosso (DINTER-UFMT-UNEMAT) iniciada em 2011. O Programa integra o Sistema Nacional de Pós-graduação sendo credenciado pela CAPES/MEC. É um programa de excelência e de referência na área, reconhecimento atestado nas avaliações trienais da CAPES (2004-2006), (2007-2009) e (2010-2012) quando obteve consecutivamente a nota 6.

O PROURB destaca-se por sua inserção internacional, pela qualidade de sua produção científica docente e discente, pela qualidade da formação de doutores e mestres expressa em premiações, em publicações qualificadas e na nucleação de seus egressos.

Vem aumentando ano a ano a atração de alunos estrangeiros provenientes da América Latina, África e Europa, e recentemente também da América do Norte, para os cursos de Mestrado Acadêmico e Doutorado, e também para o Mestrado Profissional em Arquitetura Paisagística, além de receber crescentemente alunos para estágios sanduíches de mestrado e doutorado.

Possui expressiva representatividade docente em vários níveis de atuação e seu corpo docente contribui com sua expertise técnico-científica prestando assistência técnica ou consultorias especializadas a órgãos da administração pública, organizações não-governamentais ou entidades da sociedade civil. A turma especial de Doutorado Interinstitucional atesta o compromisso do Programa com a solidariedade levando formação qualificada para regiões carentes do país.

O corpo docente permanente do programa é composto de 26 professores doutores.  Possui 4 docentes colaboradores e 1 docente visitante.

MISSÃO E OBJETIVOS

O PROURB tem por objetivo a formação de pesquisadores, docentes e profissionais altamente qualificados e o desenvolvimento de pesquisa cientifica no campo do urbanismo. Visa também promover a reflexão crítica, teórica e metodológica sobre este campo disciplinar, fomentar a produção científica e sua divulgação, incentivar práticas de cooperação e intercâmbio acadêmico no ensino, na pesquisa e na extensão,  e participar nas competências do seu corpo docente nos fóruns governamentais e da sociedade civil.

O campo de atuação primordial do PROURB é o ensino e a pesquisa na área de conhecimento do urbanismo, atendendo à demanda de formação e capacitação de docentes e profissionais habilitados a atuar com responsabilidade e ética nos processos de intervenção e configuração do espaço urbano.

Ao longo da sua trajetória acadêmica o PROURB tem-se mostrado um programa dinâmico buscando sempre atualizar-se em relação às demandas sociais e acadêmicas de forma a atender as necessidades regionais e nacionais de formação de recursos humanos e de desenvolvimento científico no seu campo disciplinar.

ÁREA TEMÁTICA

O PROURB tem por objetivo primordial a formação em alto nível e a produção do conhecimento através da articulação entre o ensino, a pesquisa e o intercâmbio com outras instituições e com a sociedade, entendendo tais instâncias como indissociáveis para promover a reflexão crítica e avançar no conhecimento científico no campo do urbanismo. O ensino e a pesquisa no PROURB têm como pressuposto didático-pedagógico a construção de um saber plural e interdisciplinar consoante com as necessidades de agir na sociedade contemporânea com responsabilidade social e ambiental.

O objeto de estudo do programa é a cidade nas suas múltiplas abordagens, com foco nos processos de produção social e cultural de seu espaço físico e de sua organização espacial, e nas práticas de intervenção sobre o espaço urbano. Privilegia a dimensão físico-territorial, buscando investigar o processo histórico de formação das aglomerações urbanas, as teorias e representações da cidade, os modelos de intervenção sobre o ambiente construído e as práticas de projeto urbano e de gestão da cidade.

ÁREAS DE CONCENTRAÇÃO E LINHAS DE PESQUISA

Os cursos de Mestrado Acadêmico e de Doutorado em Urbanismo possuem duas áreas de concentração:

A. História e Teoria do Urbanismo

B. Projeto Urbano.

A pesquisa no programa se organiza a partir de cinco linhas de pesquisa:

a) Morfologia, Estruturação e Projeto do Espaço Urbano;

b) História da Cidade e do Urbanismo;

c) Assentamentos Populares e Habitação;

d) Ambiente Urbano e Paisagismo;

e) Gráfica Digital e Representação em Urbanismo.



Publicado em 14/11/2012